Você que gosta de ecoturismo e turismo cultural, temos um passeio incrível para indicar a vocês aqui em Porto Seguro.
A Reserva Indígena da Jaqueira, também conhecida como Aldeia Pataxó, é um local sagrado para o povo Pataxó. A reserva fica a 12 km do centro de Porto Seguro, na BR-367, em direção a Santa Cruz Cabrália.
A Reserva Indígena da Jaqueira foi criada em 1998 pelas irmãs indígenas Nitynawã, Jandaya e Nayara. O objetivo da reserva é valorizar e revitalizar a cultura pataxó.
A história da reserva começou em 1997, quando a Terra Indígena Coroa Vermelha foi demarcada. A reserva abrange os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália.
Hoje a reserva oferece a prática do ecoturismo, que envolve a fabricação e comércio de artesanato.
Na Reserva Indígena da Jaqueira, os visitantes podem:
Participar de uma palestra sobre a cultura Pataxó
Observar a natureza
Fazer trilhas
Participar de rituais
Aprender pintura corporal
Pratica arco e flecha
Comprar artesanato
Provar a culinária típica
Provar bebidas típicas
Observar espécies raras de árvores
Conhecer o memorial Pataxó
Curiosidade da culinária Pataxó
O peixe assado na folha de patioba é um prato típico da etnia Pataxó. O preparado com sal e enrolado em folhas de patioba, uma espécie de palmeira, quando aquecida, a folha libera um óleo que dar todo o sabor ao peixe que é assado na brasa em um fogão à lenha.
O que significa Aragwaksã ?
Aragwaksã é um ritual da vitória do povo Pataxó. Durante o ritual, o povo canta, dança, realiza casamentos, caçadas, corridas, batizados e outros rituais. O Aragwaksã também inclui momentos de reflexão sobre a luta de resistência. Além disso aqui na reserva da jaqueira especificamente nas datas 30 e 31 de julho e dia 01 de agosto acontece o Aragwaksã, então se você tem curiosidade em saber mais sobre os povos originários do Brasil esse é o momento ideal.
Ritual de Agradecimento
Os Pataxó têm o costume de agradecer à natureza e aos amigos que os visitam. O agradecimento é feito de forma festiva, com danças e cantos. O pajé usa resina de breu branco, também conhecida como amescla, para fazer incensos e defumadores. Ela tem um aroma amadeirado e balsâmico. E assim ele finaliza a visitação de vocês.
Que tal descobrir mais sobre a cultura Pataxó? Se você tem curiosidade em conhecer os povos originários do Brasil, reserve seu passeio aqui.
Comments